A decisão é sua!

''Enquanto alguns fazem questão de procurar oportunidades, outros se satisfazem com as condições existentes.''   
(Gilclér Regina)


   ----------------------------------------------------------------------------------
 

Qual a diferença entre as pessoas que avançam na carreira e as outras que ficam pra trás? Acredito que o fator mais influente neste desempenho se chama “iniciativa”. Enquanto alguns fazem questão de procurar oportunidades, outros se satisfazem com as condições existentes.
Ainda bem que existem aqueles que rapidamente aproveitam os problemas e os transformam em oportunidades. Há porém, infelizmente, aqueles que evitam lidar com desafios.
Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias. Porém, o foco tem que estar no sentido positivo.
Lembro-me de uma frase de Sam Walton, o fundador do Walmart a empresa que tem o maior faturamento do mundo... Ele disse em plena recessão americana: “Ouvi falar muito ultimamente sobre recessão, fiz uma reunião com minha diretoria e resolvemos não participar”.
Ele também disse que clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.
A palavra neste centro chama-se mesmo “iniciativa”. Certa vez um diretor de escola em São Paulo disse: “No mundo real, a turma da frente acaba trabalhando para a turma do fundão”.
A questão é: Quem sentava na última carteira era taxado de “bagunceiro”. Esqueceram que ele além de estudar, pelo menos o suficiente, era criativo e aprendeu a ter iniciativa na vida, sabia o que acontecia a sua volta, quem paquerava quem, quem colava e por isto mesmo se vira na vida e faz sucesso!
Neste foco, alguns tem ideias e planos e põem em prática e outros preferem que lhes digam o que fazer. Como resultado, alguns progridem rápido na carreira enquanto outros... Bem, outros caminham muito devagar ou até não saem do lugar.
Eu costumo dizer que parado você não irá ficar. Ou irá melhorar ou piorar. O mundo é de quem se coloca em movimento. As coisas só têm valor quando estão em movimento. A falta de uso enferruja tudo o que você pensar no mundo, de um cérebro até um pedaço de metal.
Desta forma, alguns sonham e partem para ação. Planejam aonde querem ir e planejam de que maneira chegarão lá, isto é, assumem o controle de suas vidas. Assim, pessoas com esse espírito de iniciativa liberam uma força poderosa capaz de lançá-los para frente na vida, abrindo um leque muito grande em suas conquistas, em seu “novo mundo”.
Enquanto isso, outros apenas sonham. Mas não agem, não tem ação, não tem atitudes. Neste caso, jamais sairão do lugar!
Eu sempre tive isso como lema em minha vida: “Enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo”.
Conclusão: A vida nada mais é do que uma longa série de escolhas. Cada atitude, cada opção que você faz, te aproxima mais das metas ou te afasta mais delas. Você pode assumir o controle da sua vida ou deixar que ela e as circunstâncias o dominem.
Finalizando, ou você assume o volante do seu carro, ou você senta no banco de trás. O mundo não fica esperando. Se você mudar, o mundo muda com você. A decisão é sua.