0

Numa análise de todos estes meses de pandemia, nos decepcionamos com muitas coisas, cansamos nosso cérebro, fizemos exercícios de reinvenção de nossas atividades, comemos demais, outros de menos, dormimos mal e com tudo isso, a pior das dores foi olhar para a frente e não ver horizonte, perspectivas…

A mídia e uma boa parte dos governantes locais e regionais exploraram muito o pânico e com a necessidade real de salvar vidas tomaram decisões nem sempre coerentes ou equilibradas. E a divulgação das notícias, em alguns casos um tanto nociva.

E isso me parece acaba matando tanto quanto ou até mais do que o vírus, com uma economia em dificuldades, quebrando empresas, pessoas perdendo emprego e a população mais carente, sobrevivendo com auxílio emergencial seja de governo ou até de instituições e pessoas do bem.

Mas agora, precisamos de um novo olhar de todos para o novo horizonte. O dia se finda, a noite chega e agora esperamos um novo pôr do sol.

Vai ser tudo e-commerce? Não! Mas o e-commerce já vinha tendo relevância bem antes da pandemia. Basta ver o tamanho de compras que já se fazia via digital ou então o número de shoppings fechando nos Estados Unidos. Ou perceber que uma empresa argentina chamada “Mercado Livre” hoje, vale mais do que nossa Petrobrás em bilhões de dólares.

Vai ser tudo Delivery? Não. Mas vai ter muita relevância. Alguns segmentos estão descobrindo que, mesmo quanto tudo voltar a um novo normal, isso poderá representar uma boa fatia do faturamento.

Pessoas sairão melhores? Sim! Pessoas sairão piores? Também sim! Ou seja, como sempre foi em tudo o que até hoje vivemos, a escolha do caminho, a gangorra que equilibra o que fazemos entre humildade e soberba, paz e violência.

Quem se dará bem na retomada? Quem ficou em casa ou trabalhando em home office ou ainda tendo que trabalhar fora, de qualquer jeito, pela atividade da profissão, em trabalhos essenciais ou não, mas com sentimento proativo de dar o seu melhor, sim, estes se darão melhor. Perceberam a sutileza da mudança.

Qual o legado que isso irá proporcionar? Muitos. Seguramente prestaremos mais atenção a fatores como higiene, sanitarismo, segurança, melhor informação etc. com toda certeza, se antigamente fazer buraco para esgoto não dava votos, hoje elege.

Eu venho falando em motivação humana há mais de vinte anos e sempre disse assim “Você quer conhecer a cozinha do restaurante que você frequenta, vá primeiro ao banheiro, se ele for limpo e bem cuidado com toda higiene, a cozinha também será”.

O nosso foco agora é a motivação para a retomada. Tudo vai ser digital? É claro que não. Mas, sem dúvida, o que já vinha mudando com inteligência artificial, robótica e aplicativos, de agora em diante isso será cada vez mais acelerado.

O que não podemos perder é a nossa essência. O valor de um sorriso, de um abraço, não tem preço. O valor de uma família reunida ou um encontro com amigos, não tem preço. O valor inesquecível de uma viagem, principalmente com as pessoas que amamos, também não tem preço.

Se você deixar, todos os dias batem em sua porta com uma música negativa ou ainda uma orquestra de notícias ruins. É aquela coisa, falar mal ou reclamar, a todo momento tem de graça por aí, entra pela TV, pela Internet, pela conversa no elevador, no ônibus, na hora do lanche, ou seja, a indústria do pânico e do medo em ação.

Bem, vamos a motivação humana. O negócio é não se preocupar em ser o melhor do mundo, mas ter foco em fazer apenas o seu melhor.

Não estou falando para amanhã. É para agora. A hora é já. Seja o seu melhor porque o mundo precisa de pessoas motivadas, comprometidas e engajadas que fazem a diferença. As empresas pagam a peso de ouro esse tipo de gente.

Eu sei, se olhar para trás, você vai ver uma multidão de pessoas com ansiedade, outras tantas caminhando para a depressão, tristes com a situação e infelizmente isso é real também, fruto das perdas de pessoas próximas, fruto da situação que não é nada fácil e aliado a tudo isso, entra em campo as questões de sobrevivência, trabalho, finanças, mercado etc… e isso ou melhor, a falta disso, mata também e até mais que o vírus.

Eu sempre falei em casa que a preocupação não paga a conta de ninguém. É quase o mesmo que dizer que riqueza não te faz feliz, mas pobreza muito menos.

Quando falamos em reinventar, não é somente criar coisas novas mas também abandonar coisas velhas. Ou seja, abandonar o ranço do sempre fiz desse jeito, o mundo sempre foi assim e por aí afora… bem, não é mais.

Não estou falando nada que seja novidade, pois a vida é assim mesmo, 99% das pessoas sabem, mas não fazem.

Trabalhe o seu projeto, o seu negócio, a sua carreira, enfim a sua vida, inclusive pessoal, mas não fique patinando por causa dos problemas que tem vivenciado e coloque força na embreagem, ganhe velocidade

O mundo não foi criado para você ficar eternamente dentro de uma caverna, uma casa, um apartamento. Você não nasceu para ficar se rastejando ao chão. Você nasceu para voos muito maiores, afinal, você foi feito a imagem e semelhança do Criador.

A pandemia? É claro que vai passar. Não precisa ser nenhum futurólogo, tampouco um otimista irresponsável para pensar assim. Toda tempestade tem começo, meio e fim. Vamos vencer esta tormenta e atravessar este deserto.

Minha dica matadora para você retomar a motivação e ver um futuro melhor é simples, muito simples: O ontem é passado, o hoje é o presente, isto é, uma dádiva por estar aqui escrevendo e você lendo ou ouvindo esta matéria e o amanhã, ou seja, o futuro é o presente que eu quero passar os meus dias.

Então, você que tem aproveitado o seu tempo para viver o presente, lendo, trabalhando, se aprimorando, buscando coisas novas, estudando, aprendendo com humildade, porque o novo é sempre um desafio, siga em frente.

Motivação é não ficar parado reclamando. É seguir com alegria, é ver o que todo mundo vê, mas enxergando diferente.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina, palestrante e escritor de sucesso. 3 milhões de livros vendidos. Atualmente no Top 10 do Google Play. Autor da série Motivação e sucesso com 6 milhões de CDs vendidos.

  • PALESTRAS:

www.gilclerregina.com.br  Atendimento whats  (44) 9972-0663  (44) 9995-8057

 

 

Deixar um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com