0

Existe um provérbio japonês que diz: “Não preste atenção no que uma pessoa diz, mas sim no que ela faz”. É tempo de deixarmos os discursos de lado e procurarmos analisar nossos atos, nossas ações no dia a dia.

Pense em sua vida. Será que você se considera um talento ou um daqueles que na linguagem popular dizem “tá lento”? Isso mesmo, devagar. Qualquer que seja sua área da atuação ou sua formação acadêmica, acredite, você pode se tornar um talento, investindo no seu maior e melhor patrimônio: Esse patrimônio chama-se você mesmo. O caminho? A EDUCAÇÃO.

Lembro-me de ume entrevista da primeira-ministra alemã Ângela Merkel, quando os médicos pediam equiparação salarial com os professores e ela respondeu: Mas quem foi que ensinou vocês, desde pequeninos? Parece-me que no Brasil, esta pirâmide está virada ao contrário quando se trata da valorização do EDUCADOR.

Não estou advogando aqui em nome de professores e educadores, mas coloco na pauta que um país só tem sua transformação real a partir da educação e isto se observa em países emergentes que investiram pesado nisso.

Nos dias atuais, de altíssima competição e de um verdadeiro caos na política de empregos, de corrupção nas instituições, principalmente públicas, de um país dividido, mas que não suporta mais a ganância e a corrupção e ainda sobre uma grande exclusão social… como conseguir despontar entre tanta concorrência?

E para piorar, uma pandemia mundial que mata negócios, exclui pessoas, arrebenta com oportunidades? Na educação empresarial aprendemos, mesmo que a ferro e fogo, que empreender não é um caminho de linha reta e a todo momento encontramos curvas e obstáculos. Novamente falo da educação do seguir em frente.

Existem três tipos de pessoas. São elas: 1. Fazem acontecer. 2. Ficam observando o que acontece e 3. Ficam perguntando o que foi que aconteceu. Qual destes tipos é predominante em você? Você está fazendo acontecer ou está esperando que tudo caia do céu? Ou pior ainda, que alguém faça por você?

O verdadeiro talento faz acontecer. A distância entre o saber e o fazer é de um oceano. Muitos confundem ser competitivo com ser individualista, o que é um grande erro.

A cooperação traz novas e boas experiências para todos e os dois lados acabam sendo beneficiados. Não entre neste erro que diz: “Isto não é da minha área, não é da minha conta” ou “não sou pago para fazer isso” , sobre algo que até mesmo não seja de sua função….

Na verdade, aprendemos que ninguém fica rico sozinho, tampouco feliz. O ser humano é um animal social, que vive em grupos, em equipes, em família.

Antes, pergunte para si mesmo: Como posso melhorar para meu semelhante? Seja ele meu cliente ou o colega que trabalha ao meu lado. Sim, todos na vida, de uma forma ou de outra temos clientes ou pessoas que nos relacionamos.

Em algumas pesquisas, observamos que 86% de qualquer triunfo se deve a aptidão em relacionamento humano, isto é, atitude que você tem diante da vida.  Sabe o que isso significa?  Estudar é bom, aliás, é ótimo, mas também é preciso aprender a se expressar, a se comunicar com a vida, a ser mais motivado. Essa mentalidade faz toda diferença.

E aí até a escola tem que aprender a ser diferente. Não adianta apenas ensinar conteúdos, tem que ensinar a pensar e preparar os jovens para a vida.

Estudar faz bem e nos faz sair de nossa acomodação, pois todos nós somos resistentes a mudanças porque elas nos obrigam a sair da mesmice, sair dos iguais e buscar novas chances, novas práticas. O mundo está cheio de oportunidades, porém o sucesso não vem até você, é você que tem que ir até ele.

Não sou guru, nem profeta. Algumas pessoas me perguntam se nosso destino está traçado ou podemos construí-lo. Eu sempre respondo: “As duas coisas”. Mas penso que é no momento de sua escolha que o seu destino está traçado.

Creio que cada pessoa nasce com um destino profético. Quando pessoas estão no caminho certo de sua peregrinação aqui na Terra, possuem famílias saudáveis, empresas de alto nível, vivem numa sociedade mais justa, próspera e avançada. E assim, temos um destino mais alinhado e uma humanidade sempre evoluindo. Este é o mundo da verdadeira educação, aliás, o único caminho.

Não importa qual é o seu trabalho, tenha paixão em realizá-lo. O entusiasmo contagia, diminui o stress e nos torna mais criativos. O perigo é a desmotivação, pois esta, ao contrário do entusiasmo, contamina, é um perigo, é uma bomba relógio ao seu lado. Isso faz parte da inteligência emocional que  nem sempre é ensinada nas escolas.

O que eu quero dizer é que vivemos um mundo de escolhas. Você é o grande responsável por sua vida, escolhendo as atitudes que vai tomar e elegendo as suas consequências.

Me convenço então, de que existem coisas neste mundo que só você, mesmo você que está lendo esta matéria agora, seja capaz de realizar. Há uma história individual para cada um de nós, uma missão a realizar na Terra, uma história pela qual todos nós seremos beneficiados.

Então chego à conclusão de que educação não é o que muitos pensam, que se trata apenas da escola, da universidade, do mundo acadêmico. É você com você mesmo. Ou seja, quantos livros você está lendo por ano? Ou por mês? Ou fica apenas navegando nas redes sem a busca de um caminho?

No meu livro “A arte de saber viver” eu disse que a vida não é uma coincidência e sim uma consequência das suas escolhas. Essa é uma daquelas verdades que a vida é a melhor professora que existe, ela verdadeiramente ensina.

Uma pergunta que deixo para refletir: O que você está fazendo hoje para que seu sonho aconteça? Qual é o propósito que resume tudo o que você faz? Como você se vê daqui a dez anos?

Não adianta reclamar, é preciso estar ciente que suas decisões e suas ações determinam o seu futuro. Não adianta orar, rezar, é preciso ir ao encontro de Deus.  Ou seja, orar e colocar em prática.

A educação deste país pode um dia transformá-lo numa potência mundial. Vai dar tudo certo? Não posso garantir a você, porém, uma coisa eu te garanto, se não fizer, se não tentar, se não colocar em prática, não vai dar certo.

Sonhar sem colocar em prática é igual atirar sem fazer mira.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.

Deixar um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com